apoiadores2.png

QUEM SOMOS

A Aviadoras – Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil – AMAB, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fomentar a carreira da mulher aviadora, por meio de incentivo, auxílio, mentoria, treinamento, integração e networking. Paralelamente a este trabalho, a AMAB compartilha seus meios, em busca de amplificar o alcance e as oportunidades, enquanto promove a carreira da mulher nos diversos campos da aviação, assim como nas demais áreas correlatas ligadas a ciências, tecnologia, engenharia e matemática (ou STEM em inglês).

A ideia nasceu da vontade de promover cada vez mais o envolvimento e a inclusão das mulheres na aviação. Somos fruto dos sonhos e da iniciativa de aviadoras pioneiras, mulheres corajosas que dispõem de suas experiências e conhecimentos para ajudar jovens estudantes e profissionais a darem seguimento a esse legado de luta e coragem. Se você apoia essa causa, contribua com a AMAB, tornando-se uma associada, um colaborador, um patrocinador (associado corporativo) ou um doador. Vamos juntos colaborar para o avanço das mulheres na aviação!

NOSSA MISSÃO
NOSSA VISÃO
Ser a organização referência no Brasil em fomento, incentivo, facilitação, mentoria, auxílio e progresso das mulheres aviadoras rumo à sua realização profissional!
VALORES
Ética, transparência, respeito, colaboração, altruísmo, comprometimento, profissionalismo, segurança de voo, resiliência.
Fomentar, promover, contribuir e apoiar a mulher em busca de sua realização como aviadora e profissional no meio aeronáutico, promovendo colaboração, integração e profissionalismo, colocando a visão das mulheres e suas necessidades em primeiro lugar.
HISTÓRICO

Essa história começou com o grupo ‘Aviadoras’, fundado pelas pioneiras do grupo Varig, em 1998, juntamente com as pioneiras da VASP, Transbrasil, TAM, Pantanal, GOL, entre outras. A iniciativa nasceu com o objetivo de unir as mulheres pilotos em busca de apoio mútuo, parceria, ajustes no ambiente de trabalho, promoção de palestras e encontros, intercâmbio de ideias e experiências, promovendo o incentivo, aconselhamento e guiando as jovens aviadoras no exercício da profissão. À época, eram pouquíssimas as mulheres a ocupar cargos de piloto, profissão quase exclusivamente exercida por homens, e as dificuldades eram imensas. A sociedade, ainda resistente a ver mulheres em cargos de comando, e a pouca sensibilidade por parte das companhias aéreas e empresas privadas do setor, quando se tratava de promover a inclusão e garantir os direitos das aviadoras, eram algumas das barreiras enfrentadas pelas corajosas aviadoras da época.

As Aviadoras promoveram seu primeiro encontro em 1998, e em 2000 já contavam com a participação de mais de 40 mulheres de todo o Brasil, muitas delas pioneiras em suas respectivas empresas aéreas. O sucesso dos encontros foi tanto, que ano a ano se repetiu, aumentando cada vez mais o número de adeptas.

Com o passar dos anos, foi decidido oficializar o grupo, resultando na fundação da AMAB – Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil - 1ª organização de mulheres pilotos do Brasil!

Por meio desta entidade, várias aviadoras podem contar com apoio e assistência necessários para exercer sua função como piloto no Brasil, e até no exterior.